Após vigência do decreto, população deve reforçar as medidas de segurança

Notícia

Após vigência do decreto, população deve reforçar as medidas de segurança

Após vigência do decreto, população deve reforçar as medidas de segurança

A fiscalização de descumprimentos aos decretos estabelecidos para o enfrentamento da pandemia de coronavírus em Umuarama teve continuidade no final de semana e quase 100 denúncias foram recebidas pela Guarda Municipal e Vigilância Sanitária, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município.
No último sábado (27), entre as 7h da manhã e 1h da madrugada, o plantão recebeu 73 denúncias descumprimento ao decreto nº 86/2021, que trouxe medidas mais rígidas para o funcionamento dos setores do comércio, indústria e prestação de serviços. Cinco estabelecimentos foram notificados durante as fiscalizações (uma padaria na Av. Ângelo Moreira da Fonseca, um mercado na saída para Xambrê, uma loja de roupas e acessórios na Avenida Paraná, um salão de beleza no Parque Primeiro de Maio e outra panificadora na Avenida Olinda).
Além disso, as equipes realizaram 17 orientações a estabelecimentos, que foram prontamente atendidos e não resultaram em autuações, enquanto 21 denúncias eram improcedentes – os locais foram encontrados fechados durante a vistoria. As equipes da Guarda Municipal atenderam ainda 30 denúncias de perturbação de sossego, festas e aglomeração de pessoas, todas dispersas com orientação.
Já no domingo (28), durante o mesmo horário de atendimento do plantão, foram 19 denúncias de descumprimento ao decreto e apenas uma igreja foi notificada por realizar culto presencial, na área central da cidade. Outros quatro estabelecimentos foram orientados e em quatro denúncias os locais foram encontrados fechados.
O plantão recebeu ainda seis denúncias de perturbação de sossego, festas, aglomeração de pessoas – todos orientados – e registrou mais sete ocorrências envolvendo veículos estacionados de forma irregular, perturbação causa por andarilhos, pessoas em atitude suspeita e auxílio ao setor trânsito (interdição de via). A validade do decreto expirou, mas continua a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas ainda por tempo indeterminado.
O fim de semana foi bem tranquilo, em comparação com os outros dias de vigência do decreto. “Esperamos que as medidas de prevenção sejam respeitadas pela população, como uso de máscara, distanciamento em filas e a higienização constante das mãos com álcool gel. As empresas devem organizar seu atendimento para que não haja lotação nos estabelecimentos comerciais e a população deve evitar festas e aglomerações, especialmente por conta do feriado religioso para os católicos e da páscoa, nesta semana”, orientou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

Fonte: Secom / PMU

Foto: PMU

Envie sua mensagem Ouvinte Bianca FM