COM ADESÃO AO “EDUCAÇÃO MAIS ESPORTE”, ESCOLAS RECEBEM MATERIAIS ESPORTIVOS

Notícia

COM ADESÃO AO “EDUCAÇÃO MAIS ESPORTE”, ESCOLAS RECEBEM MATERIAIS ESPORTIVOS

COM ADESÃO AO “EDUCAÇÃO MAIS ESPORTE”, ESCOLAS RECEBEM MATERIAIS ESPORTIVOS

Graças ao projeto de adesão montado pela Secretaria Municipal de Educação, Umuarama conseguiu acesso ao programa “Educação Mais Esporte, Transforma Paraná”, lançado pelo Governo do Paraná por meio da Paraná Esporte. Com a parceria, a Prefeitura desenvolverá o projeto “Esporte na Escola – Construindo Valores”, que busca sensibilizar os estudantes para a importância da prática do esporte ao longo de toda vida.
Outros objetivos são contribuir para o desenvolvimento integral do estudante, proporcionar iniciação esportiva para que o aluno desenvolva prazer pela sua prática; oportunizar o esporte aos estudantes em vulnerabilidade social, trazendo-o para o contraturno escolar e dando maior tempo na unidade educacional. “É um meio para ocupar o tempo ocioso em que muitas crianças permanecem na rua, além de desenvolver valores sociais (autoestima, diálogo, respeito, solidariedade e cultura) fundamentais para o seu crescimento”, justificou o coordenador de Educação Física da SME, Fábio Sakata.
Para colocar o projeto em prática, o município recebeu nesta sexta-feira, 30, um volume considerável de bolas de basquete, vôlei, handebol e futsal, apitos, bombas, aparadores de chutes, colchonetes, cones, joelheiras, quimonos, coletes, kits de jogos completos, luvas de goleiros, protetores de braço, cabeça e de tórax, caneleiras, redes, sacos para transportes e um tatame de 36 placas, que serão utilizados em aulas de Educação Física e projetos de contraturno escolar.
O projeto ‘Esporte na Escola’ contemplou as unidades escolares que concentram maior número de alunos em situação de vulnerabilidade social – Analides de Oliveira Caruso, no Parque Industrial; Cândido Portinari, no Conjunto Habitacional Sonho Meu; e Tempo Integral, no Jardim Alphaville.
“Como não foi possível incluir todos os estabelecimentos da rede municipal, optamos por estas escolas para que os alunos tenham mais opções de atividade e possam se desenvolver, aproveitando o tempo ocioso”, explicou a secretária de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso. A Secretaria de Educação vai monitorar e documentar, por meio de vídeos, o funcionamento do projeto nas escolas para se reportar ao governo do Estado. A Seed avaliará o desenvolvimento em todos os municípios atendidos.
O prefeito Celso Pozzobom destaca o caráter preventivo da atividade esportiva. “Queremos propiciar um futuro melhor às crianças e adolescentes, com os benefícios da prática esportiva que incluem saúde, educação, disciplina e ocupação do tempo livre, afastando-os da criminalidade e das drogas”, apontou. A entrega dos materiais teve a presença do chefe do polo regional da Paraná Esporte, Adalberto Rigobello, do secretário de Esporte e Lazer do município, Jeferson Ferreira, de Fábio Sakata e da coordenadora do Ensino Fundamental da SME, Patrícia Abucarma.
O projeto deve atender cerca de 400 crianças de 300 famílias em quatro tempos de 1h a 1h30, divididos entre manhã e tarde ou todos na parte da tarde (caso da Escola Tempo Integral). Devido à pandemia da coronavírus, o cronograma pode sofrer alterações. O supervisor do projeto será o professor Fábio Massamitsu Sakata. A execução será contínua, seguindo o calendário da Rede Municipal de Ensino.

[elfsight_instagram_feed id="1"]