Notícia
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem atuando firmemente no apoio aos pequenos produtores rurais de Umuarama. Apenas em 2021, já foram realizados serviços em 27 propriedades de pequeno porte, auxiliando os agricultores com a construção e reparos em curvas de nível, silagem, adubação e manutenção de estradas e acessos às propriedades, além de melhorias constantes nas estradas rurais.
O diretor de Agricultura e Pecuária, José Guilherme de Oliveira Júnior, tem visitado frequentemente as propriedades para acompanhar os serviços, ao lado da equipe técnica da secretaria.
“Até o último dia 20, realizamos serviços em 27 pequenas propriedades, auxiliando os agricultores na melhoria das condições gerais da propriedade para proporcionar o aumento da produção e a silagem, para garantir a alimentação dos rebanhos nos meses mais frios do ano”, explicou.
De acordo com o diretor, foram atendidos 11 pequenos criadores de gado leiteiro, que fazem parte do Programa Pró-Leite, e 16 produtores com outras atividades, totalizando 176,9 horas máquinas de trabalho no campo em menos de três meses. Os serviços realizados incluem curva de nível, adubação com esterco animal e calcário, plantio de milho e capim, correção de aterros, reforma de carreadores, silagem, preparo de canteiros para hortas e produção de feno para alimentação animal, entre outros.
A propriedade do agricultor Valmir Maldonado Galves, na Estrada União – próximo ao distrito de Roberto Silveira –, é um dos exemplos. “Estamos auxiliando o produtor na reforma de um alqueire de pastagem, com levantamento de curvas de níveis, calagem e semeadura de capim. Desta forma ele terá alimentação de qualidade garantida para o seu pequeno rebanho durante todo o ano e a possibilidade de aumentar a produção diária”, disse José Guilherme.
O trabalho é coordenado por José Alan do Pinhal e executado pelos operadores de máquinas da secretaria, Vagner, Osvaldo, Daniel e José Antônio. “Como a propriedade é bem distante do pátio de máquinas, os equipamentos permaneceram lá durante todo o trabalho e os servidores se deslocaram diariamente.
O volume de serviço é grande. “Temos cerca de 50 produtores no Pró-Leite e outros tantos em outras atividades, que também contam com o apoio e a assistência técnica do município. O incremento da produção agropecuária é uma prioridade para o prefeito Celso Pozzobom, por isso oferecemos hora máquina aos pequenos agricultores, mesmo que não façam parte dos programas da Prefeitura”, completou o diretor José Guilherme.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dispõe de pás-carregadeiras, tratores e vários implementos agrícolas (neste caso, cedidos por diárias). Basta o produtor entrar em contato com a diretora de Agricultura e Pecuária, que funciona no Paço Municipal.
Fonte: Secom/PMU
Foto: PMU