DIRETORIA DE AGRICULTURA DISPÕE DE BOA ESTRUTURA PARA ATENDER AO PEQUENO PRODUTOR

Notícia

DIRETORIA DE AGRICULTURA DISPÕE DE BOA ESTRUTURA PARA ATENDER AO PEQUENO PRODUTOR

DIRETORIA DE AGRICULTURA DISPÕE DE BOA ESTRUTURA PARA ATENDER AO PEQUENO PRODUTOR

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem atuando firmemente no apoio aos pequenos produtores rurais de Umuarama. Apenas em 2021, já foram realizados serviços em 27 propriedades de pequeno porte, auxiliando os agricultores com a construção e reparos em curvas de nível, silagem, adubação e manutenção de estradas e acessos às propriedades, além de melhorias constantes nas estradas rurais.
O diretor de Agricultura e Pecuária, José Guilherme de Oliveira Júnior, tem visitado frequentemente as propriedades para acompanhar os serviços, ao lado da equipe técnica da secretaria.
“Até o último dia 20, realizamos serviços em 27 pequenas propriedades, auxiliando os agricultores na melhoria das condições gerais da propriedade para proporcionar o aumento da produção e a silagem, para garantir a alimentação dos rebanhos nos meses mais frios do ano”, explicou.
De acordo com o diretor, foram atendidos 11 pequenos criadores de gado leiteiro, que fazem parte do Programa Pró-Leite, e 16 produtores com outras atividades, totalizando 176,9 horas máquinas de trabalho no campo em menos de três meses. Os serviços realizados incluem curva de nível, adubação com esterco animal e calcário, plantio de milho e capim, correção de aterros, reforma de carreadores, silagem, preparo de canteiros para hortas e produção de feno para alimentação animal, entre outros.
A propriedade do agricultor Valmir Maldonado Galves, na Estrada União – próximo ao distrito de Roberto Silveira –, é um dos exemplos. “Estamos auxiliando o produtor na reforma de um alqueire de pastagem, com levantamento de curvas de níveis, calagem e semeadura de capim. Desta forma ele terá alimentação de qualidade garantida para o seu pequeno rebanho durante todo o ano e a possibilidade de aumentar a produção diária”, disse José Guilherme.
O trabalho é coordenado por José Alan do Pinhal e executado pelos operadores de máquinas da secretaria, Vagner, Osvaldo, Daniel e José Antônio. “Como a propriedade é bem distante do pátio de máquinas, os equipamentos permaneceram lá durante todo o trabalho e os servidores se deslocaram diariamente.
O volume de serviço é grande. “Temos cerca de 50 produtores no Pró-Leite e outros tantos em outras atividades, que também contam com o apoio e a assistência técnica do município. O incremento da produção agropecuária é uma prioridade para o prefeito Celso Pozzobom, por isso oferecemos hora máquina aos pequenos agricultores, mesmo que não façam parte dos programas da Prefeitura”, completou o diretor José Guilherme.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dispõe de pás-carregadeiras, tratores e vários implementos agrícolas (neste caso, cedidos por diárias). Basta o produtor entrar em contato com a diretora de Agricultura e Pecuária, que funciona no Paço Municipal.

Fonte: Secom/PMU
Foto: PMU

Envie sua mensagem Ouvinte Bianca FM