Em parceria com a Apafibro, Smel vai oferecer atendimento para fibromiálgicos

Notícia

Em parceria com a Apafibro, Smel vai oferecer atendimento para fibromiálgicos

Em parceria com a Apafibro, Smel vai oferecer atendimento para fibromiálgicos

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer recebeu, na última quarta-feira, 24, representantes da Associação Paranaense dos Fibromiálgicos (Apafibro) – que tem sede em Umuarama – para discutir uma parceria entre o município e a instituição visando oferecer atividades físicas duas vezes por semana a umuaramenses acometidos pela fibromialgia.

A presidente da entidade, Suely Sucupira, acompanhada de outras diretoras, explicou ao secretário de Esportes e Lazer, Jeferson Ferreira, que após dois anos de pandemia a associação está retomando os trabalhos, “por isso o momento é de buscar parcerias”, apontou.

Após discutirem ideias e sugestões, Jefinho propôs a criação de um grupo de atividades regulares e diferenciadas, adequadas à condição do público da Apafibro. “O atendimento terá início em 14 de março, no salão Santa Clara da Paróquia São Francisco de Assis (ao lado do campus-sede da Unipar), e funcionará às segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h”, anunciou.

Para o secretário Jefinho, que é formado em Educação Física, é importante que os fibromiálgicos desenvolvam atividades físicas, que além de aliviarem os problemas de saúde auxiliarão no combate à depressão decorrente do sofrimento causado pela doença. “Iniciaremos com esse horário, mas se houver mais demanda ampliaremos o cronograma e, quem sabe, incluiremos outras atividades”, apontou.

A presidente da Apafibro ressaltou que os pacientes devem adquirir a carteirinha da associação e atualizar as vacinas. “Para praticar a atividade física é importante que todos estejam vacinados. Quem não estiver terá que apresentar a cada semana o exame ‘negativo’ para covid-19. Essa é uma medida de segurança e todos serão bem-vindos”, disse Suely Sucupira.

Por outro lado, desde 2020 a Universidade Paranaense oferece hidroginástica com mensalidade acessível para pacientes com fibromialgia. Quem tiver interesse deve procurar o setor de Educação Física no campus 3 da Unipar para se matricular e escolher o horário.

Durante a visita à Smel as diretoras Jônia Lima, Suzi Danhoni e Luiza Lima orientaram que para solicitar a carteirinha da Apafibro basta o interessado procurar a Secretaria Municipal de Saúde com laudo médico e documentos pessoais, bem como comprovante de endereço.

Fonte: Da redação

Foto: Suzi Danhoni

Envie sua mensagem Ouvinte Bianca FM