Empresários buscam informações sobre licitações na Casa do Empreendedor

Notícia

Empresários buscam informações sobre licitações na Casa do Empreendedor

Empresários buscam informações sobre licitações na Casa do Empreendedor

Relançado pela Prefeitura, o Programa Compra Umuarama oferece uma série de vantagens e oportunidades para que microempreendedores individuais (MEI) e micros e pequenos empresários (MPEs) participem de licitações e tornem-se fornecedores de produtos e serviços para a administração municipal. A busca por informações na Casa do Empreendedor tem aumentado nos últimos dias.
O programa de compras públicas é um estímulo para que empresários de Umuarama participem cada vez mais dos processos licitatórios. “Prefeitura de Umuarama é responsável por movimentar ao menos R$ 150 milhões por mês em compras públicas e quanto mais empresas locais vencerem os processos, mais todos saem ganhando, já que o dinheiro fica na cidade, circula aqui, gera empregos, gera renda, gera impostos”, comenta Jonas Rauen, coordenador da Casa do Empreendedor.
Rauen conta que, por meio de parcerias com o Sebrae, os MPEs podem obter todas as informações técnicas e gerenciais para que possam participar com sucesso do mercado de compras públicas. “Como a Prefeitura compras muitos abrangentes, as oportunidades são muitas. Os empresários, por mais simples que sejam suas empresas, podem participar de todos os processos de licitação. Inclusive existem leis que oferecem privilégios para os pequenos empreendedores”, relata.
Entre as vantagens garantidas pelas leis federais 123/2006 e 147/2014, ele destaca que os MEI e os MPEs tem sempre prioridade no pagamento, podem disputar lotes exclusivos, têm vantagem em caso de um empate e ainda têm regularidade fiscal e trabalhista tardia. “Caso as certidões apontem débitos, os pequenos empresários têm um prazo de cinco dias para poderem providenciar os documentos”, observa.
O coordenador indica alguns passos para que os empresários se preparem para participar dos processos. “É preciso ter uma empresa regularizada, com os documentos corretos; é preciso se capacitar em cursos oferecidos pela Prefeitura e pelo Sebrae; é preciso entender o edital; avalie sua capacidade de fornecimento de produtos e serviços; fique atento aos prazos; não perca os certames realizados pela Prefeitura e sempre conte sempre com o apoio da Casa do Empreendedor e do Sebrae”, resume.
SERVIÇO – CASA DO EMPREENDEDOR – Programa Compra Umuarama – Praça Hênio Romagnolli n° 3820 (ao lado da Aciu) – Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 – Fone: (44) 3624-8065 – WhatsApp: (44) 98457-1349.

[elfsight_instagram_feed id="1"]