FAZER O PRÉ-CADASTRO AGILIZA NA HORA DE RECEBER VACINA CONTRA A COVID-19

Notícia

FAZER O PRÉ-CADASTRO AGILIZA NA HORA DE RECEBER VACINA CONTRA A COVID-19

FAZER O PRÉ-CADASTRO AGILIZA NA HORA DE RECEBER VACINA CONTRA A COVID-19

Segundo o Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, para receber a vacina, o cidadão deve preencher um cadastro fornecendo dezenas de informações, que vão desde o endereço e número de documentos, até dados sobre sua saúde. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI) criou o pré-cadastro on-line, que pode ser preenchido por todas as pessoas com idade acima de 18 anos.
O serviço, disponível no site da Prefeitura, tem agilizado em muito a imunização contra o coronavírus na cidade. Para se ter uma ideia, de acordo com Rafael Moretto Barros, responsável pelo NTI, só no último sábado (7) mais de 2 mil pessoas foram vacinadas. “Como a Secretaria de Saúde estava vacinando o grupo de pessoas com 33 anos, é uma faixa etária bastante ligada à tecnologia, então havia muita gente que já tinha feito o pré-cadastro. Em questão de minutos a pessoa já estava sendo vacinada”, observa.
Barros conta também que a administração municipal disponibilizou softwares próprios, que foram instalados em cerca de 90 tablets que pertencem ao Fundo Municipal de Saúde de Umuarama, para que, desta forma, as equipes de atendimento pudessem agilizar o processo de imunização. “O NTI ofereceu treinamento para todos os agentes de saúde que estão na linha de frente da vacinação”, detalha.
O chefe da divisão de TI da Prefeitura de Umuarama esclarece, porém, que os tablets funcionam com a base de dados off-line, ou seja, não adianta fazer o pré-cadastro na hora que a pessoa está na fila da vacinação, pois esses dados serão incluídos no sistema somente após fazermos a sincronização ao final do dia. É fundamental fazer o pré-cadastro antes das campanhas”, alerta.
Mais de 30 mil pessoas já se cadastraram no site da Prefeitura, clicando no banner específico. “Há também a possibilidade de entrar diretamente, digitando saude.umuarama.pr.gov.br, sem colocar www. Vale destacar que quem fizer esse pré-cadastro só precisa levar um documento com foto e o CPF – não é necessário levar nada impresso e nem o print da tela com o cadastro. Já quem não estiver cadastrado precisa apresentar, além de documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado e cartão do SUS”, esclarece Barros.

fonte: Secom/PMU

[elfsight_instagram_feed id="1"]