FISCALIZAÇÃO SOBRE MEDIDAS CONTRA COVID FLAGRA DIVERSAS INFRAÇÕES NO FIM DE SEMANA

Notícia

FISCALIZAÇÃO SOBRE MEDIDAS CONTRA COVID FLAGRA DIVERSAS INFRAÇÕES NO FIM DE SEMANA

FISCALIZAÇÃO SOBRE MEDIDAS CONTRA COVID FLAGRA DIVERSAS INFRAÇÕES NO FIM DE SEMANA

Em respeito aos decretos estadual e municipais de enfrentamento à pandemia de coronavírus, o município de Umuarama vem realizando operações diárias de orientação e fiscalização sobre o cumprimento das medidas restritivas e preventivas que visam reduzir a transmissão do vírus e, consequentemente, a alta taxa de ocupação dos leitos hospitalares por pacientes com quadro agravado de Covid-19. As ações reúnem fiscais da Vigilância Sanitária e agentes da Guarda Municipal, com eventual apoio da Polícia Militar.

Além da vistoria rotineira do comércio, especialmente após o início do horário de restrição de circulação, a equipe integrada atua em atendimento a denúncias e reclamações. Na última sexta-feira, a Guarda Municipal acompanhou a Vigilância Sanitária em abordagens a bares, lanchonetes, lojas, trabalhadores em atividade sem o uso da máscara e aglomerações de pessoas. Duas lanchonetes, um carrinho de lanche e uma loja de jeans receberam autos de infração; dois bares, uma distribuidora de bebidas e um espetinho foram notificados e uma reunião de familiares na rua Jandaia foi orientada.

No sábado, 13, foram 37 denúncias de festas em residências e chácaras, aglomerações, consumo de alimentos no local, bares abertos fora do horário autorizado e jogo de futebol com cerca de 50 pessoas – caso repassado à Vigilância Sanitária para providências nesta segunda-feira. Os organizadores de uma festa em chácara na Estrada Beija-Flor foram infracionados, bem como a organizadora de outra festa na Estrada Xodó, saída para Xambrê, e outra em chácara na Estrada Jurupoca.
Ainda uma mercearia foi infracionada e um lanche foi notificado, ambos no Parque Ibirapuera; bares no Parque Tarumã que estavam abertos foram orientados; outro bar no notificado na Rua Xavantes; uma festa em residência na Rua Tomé de Souza foi encerrada após orientação; e um bar no Jardim Arco Íris foi interditado.

As ocorrências continuaram no domingo, com denúncia de prática esportiva na Praça Antônio Moraes de Barros, visita preventiva a campo de futebol e um campeonato regional de pipas com aglomeração e pessoas de outras cidades (Cascavel, Cianorte, Tapejara e Paranavaí, além de Umuarama). Os participantes mantinham o distanciamento e usavam máscaras, mesmo assim a Guarda Municipal identificou o responsável, documento a competição e encaminhou o caso à Vigilância Sanitária.

Houve ainda denúncias de aglomeração em bar no Mutirão do Alvorada, orientações sobre o funcionamento do setor alimentício nos finais de semana, algumas denúncias sem fundamento e aglomeração de pessoas com consumo de bebida alcoólica e narguilé no Lago Aratimbó. Os guardas realizaram auto de constatação e três grupos de jovens foram abordados, orientados e dispersos pela equipe.

Fonte: Secom/ PMU
Foto:PMU

Envie sua mensagem Ouvinte Bianca FM