IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA AVANÇA DA AVENIDA RIO GRANDE DO NORTE

Notícia

IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA AVANÇA DA AVENIDA RIO GRANDE DO NORTE

IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA AVANÇA DA AVENIDA RIO GRANDE DO NORTE

A Prefeitura de Umuarama segue com as obras de implantação de ciclovia na Avenida Rio Grande do Norte, com cerca de 4 quilômetros de extensão. Alguns pontos já estão sendo utilizados pela comunidade para passeios de bicicleta e caminhadas. O calçamento em concreto, com dois sentidos de circulação, garante segurança e conforto.

Entre a Praça Tamoio e a saída para Serra dos Dourados a obra está mais adiantada, mudando o aspecto do canteiro central. Os serviços incluem urbanização e rampas de acessibilidade, para o trânsito de pessoas com a mobilidade comprometida.

Os canteiros estão sendo nivelados e o mato e ondulações dão lugar à grama “mato-grosso”. Faixas de meio-fio danificadas também estão sendo recuperadas e o rebaixamento da guias facilita a passagem dos usuários.

A ciclovia se estende desde o início da Avenida Rio Grande Norte até o trecho final da Avenida Tapuia, terminando na Rua Monteiro Lobato. Serão 12.937,83m² de obras e um investimento de R$ 1.532.940,33 em recursos do Contrato de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) do Ministério das Cidades/ Caixa Econômica Federal.

Cerca de 40% dos serviços já foram executados. “São melhorias para o bem-estar da população, que atendem a comunidade em várias frentes”, comenta o prefeito Celso Pozzobom. “A ciclovia estimula a mobilidade urbana de forma sustentável e a prática de atividades físicas com segurança e conforto, o que representa mais saúde. Torna ainda o passeio pela cidade mais agradável e até valoriza os imóveis”, apontou.

Segundo o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, Isamu Oshima, a obra compreende duas pistas no canteiro central, com 4,3 quilômetros de extensão totalizando 12.937,83 m², entre as avenidas Francisco Inácio de Lira e Tapuia – próximo à Avenida Portugal, que já conta com uma ciclovia da Guarda Mirim até a PR-482, nas imediações do futuro shopping.

Outra ciclovia foi implantada na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, entre a PR-323 (trevo do Posto Gauchão) e a antiga Praça Odete Mossurunga (entroncamento com as avenidas Guanabara e Ivo Sooma), já em fase de acabamento. Também haverá ciclovias na Av. Tiradentes, da PR-323 até a Praça Gastão Vidigal, na margem do Bosque dos Xetá, entre a Rua do Bosque, a Av. Parigot de Souza e a Castelo Branco, ciclofaixa na Avenida Francisco Inácio de Lira e na PR-482, entre o trevo saída para Maria Helena e a Estrada Pioneiro.

Fonte: Secom/PMU

Foto: PMU

Envie sua mensagem Ouvinte Bianca FM