Pimentel anuncia decreto flexibilizando medidas contra covid para próxima semana

Notícia

Pimentel anuncia decreto flexibilizando medidas contra covid para próxima semana

Pimentel anuncia decreto flexibilizando medidas contra covid para próxima semana

Com a redução dos casos de covid-19, a diminuição da ocupação de leitos hospitalares e o recente decreto do governo do Paraná flexibilizando as ações de combate ao coronavírus, a Prefeitura de Umuarama deve publicar um novo decreto no início da semana adequando as medidas do município ao decreto estadual. O prefeito em exercício Hermes Pimentel pretende se reunir com a equipe do Centro de Operações de Enfrentamento (COE) Municipal na segunda-feira, 20, para discutir as mudanças necessárias e a edição de normas municipais.
“É preciso tranquilizar os comerciantes para a realização de suas atividades. Como o governo do Estado tem um panorama mais amplo da situação em todo o Paraná, vamos adequar as medidas locais ao decreto 8.705/2021, assinado pelo governador Ratinho Júnior no dia 14, e flexibilizar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço, principalmente no horário noturno”, declarou Pimentel.
O decreto do Estado permite a livre circulação e a venda de bebida alcoólica durante a madrugada. Eventos poderão receber até mil pessoas, desde que respeitem o limite de capacidade de 50% para locais fechados e 60% para locais abertos. Os participantes precisam estar com o esquema vacinal completo contra a covid-19 ou apresentar exame RT-PCR negativo.
A norma permite o consumo de bebidas e comidas em eventos, porém é necessário usar máscara cobrindo o nariz e a boca a todo o momento – exceto para ingestão momentânea de comida ou bebida. A realização de eventos fica restrita em local fechado que não tenha climatização com renovação do ar e Plano de Manutenção, Operação e Controle atualizados; onde o público tenha de permanecer em pé durante a realização; e se houver duração superior a 6 horas, entre outros critérios.
A Secretaria de Estado da Saúde estabelecerá um cronograma de flexibilização das normas restritivas para o controle da pandemia de acordo com o avanço da vacinação, de forma gradativa e escalonada, condicionado ao monitoramento dos casos de covid-19 no Paraná. As medidas podem ser alteradas em razão do cenário epidemiológico ou da situação vacinal.

[elfsight_instagram_feed id="1"]