SECRETARIA DE SAÚDE AUTORIZA AUMENTAR PARA 50% A OCUPAÇÃO DOS BANCOS NAS IGREJAS

Notícia

SECRETARIA DE SAÚDE AUTORIZA AUMENTAR PARA 50% A OCUPAÇÃO DOS BANCOS NAS IGREJAS

SECRETARIA DE SAÚDE AUTORIZA AUMENTAR PARA 50% A OCUPAÇÃO DOS BANCOS NAS IGREJAS

Em Umuarama, as atividades religiosas de qualquer natureza obedecem às orientações oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que emite resoluções e instruções normativas sobre as medidas de prevenção da covid-19 no Paraná.
Missas, cultos e demais celebrações só podiam acontecer com lotação de 30%, mas a partir de agora, 50% do espaço pode ser ocupado pelos fiéis.
Por meio da Resolução Sesa nº 705/2021, o secretário de Saúde, Beto Preto, recomenda que, sempre que possível, os líderes religiosos e a população realizem seus atos religiosos de forma não presencial, porém, quando forem presenciais, os cultos devem respeitar as orientações para preservação do afastamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, em todas as direções. Também recomenda a utilização de modalidades não presenciais, como eventos virtuais, em linha, na modalidade drive thru e semelhantes.
A Resolução determina ainda o controle do fluxo de entrada e saída de pessoas e, na hipótese de formação de filas, deve haver demarcação para manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro.
Antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas, devem ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico, como dar as mãos, beijos, abraços, apertos de mãos, entre outros.
Os templos religiosos devem disponibilizar condições para que as pessoas adotem a prática de higiene de mãos no local, posicionando frascos e dispensadores abastecidos com álcool 70% em pontos estratégicos e de fácil acesso aos frequentadores. A Resolução completa pode ser acessada clicando aqui.

[elfsight_instagram_feed id="1"]