Umuarama prorroga medidas do decreto estadual para conter pandemia

Notícia

Umuarama prorroga medidas do decreto estadual para conter pandemia

Umuarama prorroga medidas do decreto estadual para conter pandemia

Por meio do decreto municipal nº 079/2021, a ser publicado nesta quarta-feira, 16, o município de Umuarama estendeu por tempo indeterminado as medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus contidas no Decreto Estadual 7.020/2021, mesmo após o fim da vigência do ato normativo estadual.

Com isso, continuam valendo em Umuarama as medidas definidas pelo Estado que entraram em vigor no último dia 10, redefinindo a estratégia de enfrentamento à pandemia. Desta forma, está mantida a restrição de circulação das pessoas das 20h às 5h, excetuando profissionais e veículos de serviços e atividades essenciais, e a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo fica mantida no mesmo horário.

Permanecem suspensos os serviços e atividades não essenciais aos sábados e domingos, já as atividades essenciais podem funcionar qualquer dia da semana, sem limitação de horário. As atividades comerciais em geral e prestação de serviços considerados não essenciais funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Restaurantes e lanchonetes podem funcionar das 10h às 20h (com 50% de ocupação) e depois apenas em delivery; nos fins de semana fica vedado o consumo no local, permitido somente a entrega. Academias estão liberadas das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, com 30% de ocupação. Continuam permitidas a Feira do Produtor (às quartas-feiras) e as feiras livres de sexta-feira e a de domingo, respeitando as medidas de prevenção.

Permanece obrigatório a toda população o uso de máscara nos locais públicos e nos privados acessíveis ao público. Aulas presenciais, inclusive em universidades e cursos técnicos, estão permitidas seguindo a Resolução Sesa nº 240/2021. As igrejas e templos devem seguir a resolução 221/2021 da Secretaria da Saúde.

PROIBIÇÕES

Não devem funcionar estabelecimentos destinados ao entretenimento ou eventos culturais (casas de shows, circos, teatros, cinemas, museus e atividades correlatas); eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados (casas de festas, de eventos ou recepções, parques infantis e temáticos).

Estão proibidos ainda mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções e eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico; casas noturnas e atividades correlatas; reuniões com aglomeração de pessoas, incluindo eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos, em espaços de uso público ou privado.

Também aglomeração de pessoas e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas, passeios, logradouros, bosques, quadras, piscinas ginásticas e outros locais públicos; jogos de futebol, futevôlei, vôlei, basquete e outros jogos esportivos, amadores, em campos ou quadras privadas e públicas localizadas em academias ou não incluídas as de condomínios, bem como treinamentos e jogos esportivos amadores, tabacarias, lounges e as chamadas lives.

Fonte: PMU

Envie sua mensagem Ouvinte Bianca FM