UMUARAMA ULTRAPASSA A MARCA DE 52 MIL PESSOAS VACINADAS CONTRA A COVID-19

Notícia

UMUARAMA ULTRAPASSA A MARCA DE 52 MIL PESSOAS VACINADAS CONTRA A COVID-19

UMUARAMA ULTRAPASSA A MARCA DE 52 MIL PESSOAS VACINADAS CONTRA A COVID-19

Seguindo o Plano Nacional de Vacinação, determinado pelo Ministério da Saúde e supervisionado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, o município de Umuarama acaba de bater a expressiva marca de 52.109 pessoas vacinadas com a primeira dose contra o coronavírus – algo em torno de 61% da população maior de 18 anos.
De acordo com o Boletim Informativo sobre covid-19 na cidade, divulgado nesta quarta-feira (07), o grupo com maior número de imunizados é o de pessoas com idade entre 60 e 64 anos (5.466), seguido pelo grupo de pessoas com comorbidades (5.109), pessoas com idade entre 65 a 69 anos (4.817), pessoas com idade entre 50 e 54 anos (4.646) e trabalhadores em serviços ambulatoriais, farmácias e cuidadores (4.274). O Vacinômetro completo pode ser acessado clicando aqui.
A segunda dose da vacina é aplicada conforme agendamento – cada marca tem um prazo específico – e até hoje 16.006 pessoas foram imunizadas. A procura pela dose complementar é considerada abaixo do recomendado pela Secretaria Municipal de Saúde, que já prepara campanhas de estímulo e conscientização da população. Vale destacar que há ainda o grupo dos caminhoneiros, que foi imunizado com a vacina Janssen (do laboratório Johnsson & Johnsson), de dose única, onde 920 pessoas foram vacinadas.
Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, é um dos municípios em que a campanha de vacinação está mais adiantada, com 89% da população adulta já vacinada com ao menos uma dose. Isso ocorreu porque grande parte dos moradores do município é ribeirinha, grupo incluído entre os prioritários previstos no Plano Nacional e no Plano Estadual de Imunização contra a covid-19.
Santa Cecília do Pavão, no Norte do Estado, também já iniciou a vacinação das pessoas com 18 anos de idade. Outras duas cidades do Litoral, Paranaguá e Antonina, estão vacinando a faixa dos 20 anos. Os mais populosos estão na faixa dos 40: Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Guarapuava e Colombo. Apenas Cascavel, Maringá e Paranaguá adentraram faixas inferiores. O balanço completo da Sesa pode ser consultado clicando aqui. Em Umuarama, a vacinação segue aberta para o público em geral, para pessoas com idade de 42 anos completos e acima disso.

Envie sua mensagem Ouvinte Bianca FM